27 de ago. de 2009

Série: Família, obra prima de Deus - III. Problemas da família

III. Problemas da família.

Pretender uma família sem problemas, um verdadeiro Céu na terra, é algo inconsistente e inconcebível. Existem problemas normais, inerentes ao próprio viver em suas diversas faces e contextos, para os quais devemos nos preparar. Mas há problemas que poderão ser evitados ou enfrentados de maneira mais eficaz se forem detectados, estudados e enfrentados com as armas de que dispomos do ponto de vista humanístico e espiritual. Vejamos alguns problemas encontrados no contexto em que viveu a família de Moisés, e outros da família moderna.

1) Problemas dos tempos de Moisés – Para uma família hebréia nos tempos de Moisés, a condição de vida não estava fácil. Todos os hebreus que habitavam as terras próximas a Gósem, no Egito, podiam ser considerados imigrantes. Gente que ali estava, no meio de um povo estranho, batalhando a sua própria existência. Mas a situação dos hebreus era ainda pior do que a de imigrantes conforme conhecemos hoje. Isto porque a condição de vida deles estava bastante deteriorada. A prosperidade verificada quando da chegada dos patriarcas (Gn. 47:26,27) incomodou tanto os súditos dos Faraós, que estes começaram a impor cargas pesadas sobre os hebreus, sujeitando-os a trabalhos escravos, chegando ao extremo de determinar o extermínio dos meninos pelas parteiras, com o fito de reduzir a população hebréia no Egito (Ex. 1:15-22). Podemos sintetizar os problemas das famílias hebréias nos tempos de Moisés no seguinte enunciado: discriminação, exploração de mão-de-obra, opressão, difícil situação socioeconômica, instabilidade, perseguições, insegurança e tentativas de extermínio.

2) Problemas dos nossos dias – À semelhança dos tempos de Moisés menino, as famílias de hoje defrontam-se com problemas diversos, que vão das questões financeiras até os problemas de caráter conjugal. O fato é que mais do que nunca satanás tem procurado atingir a família para destruí-la. Cabe a nós estarmos alerta e procurar, na dependência do Espírito, desenvolver condições especiais para que sejamos vencedores diante dos ataques do inimigo. Neste preparo, estudo Bíblico e oração não podem faltar.

0 Comentários:

Postar um comentário