19 de ago. de 2009

Podemos conhecer Deus?

Certa vez, num programa de televisão, foi apresentada uma velhinha com 120 anos de idade. Quando o apresentador lhe perguntou qual era o grande desejo de sua vida, ela respondeu: "Ver Deus". Não queria prolongamento da vida, não queria uma casa, não queria dinheiro. Ela somente queria ver Deus. Este é um dos fortes desejos do ser humano. Desde sua origem, o ser humano vem buscando conhecer Deus. O apóstolo Paulo falou aos atenienses a respeito de andarem tateando sem achar a Deus, embora ele estivesse perto (Atos 17.27). Por causa desse anseio, o mundo encheu-se de religiões que resultaram do esforço humano para conhecer Deus. Moisés quando Deus lhe dava a revelação da lei no Monte Horebe, disse a Deus que queria vê-lo: "Rogo-te que me mostres a tua glória" (Exôdo 33.18).

O salmista diz que suspira por Deus assim como os cervos suspiram por água (Salmos 42.1,2); e diz em outro salmo: "Os céus proclamam a glória de Deus e o firmamento anuncia a obra de suas mãos" (Salmos 19.1).

Podemos conhecer Deus?
O primeiro astronauta russo, que foi ao espaço, relatou à imprensa: "Fui ao espaço e não vi Deus". Claro. Deus não pode ser visto por olhos humanos, e muito menos está no espaço à disposição de ateus arrogantes que mal deram um pequenino salto para fora da casca de seu planeta, esquecidos, talvez, de que o universo é infinito. Um cientista disse, certa vez: "Tenho dissecado cadáveres e examinado matéria orgânica em meu microscópio, e nunca vi o menor indício nem de alma nem de Deus". Este também se encaixa no que a Bíblia diz: "Disse o néscio em seu coração: Não há Deus" (Salmo 14.1). Como se poderia ver Deus ou almas num microscópio, ou ver Deus em poderosos telescópios? Pode-se, porventura, ver num desses instrumentos a força magnética? Entretanto ela existe e nós a conhecemos por causa de sua manifestação.

Nós podemos, sim, conhecer Deus. Ele existe. Ele nos criou, e se interessou em se tornar conhecido de sua criação, porque nos criou para sua glória, para termos comunhão com ele. Podemos conhecer Deus, porque ele se revelou. Mas, para conhecê-lo, temos que lançar mão de recursos apropriados.

Pode-se, porventura, ver num desses instrumentos a força magnética? Entretanto ela existe e nós a conhecemos por causa de sua manifestação.

Por: Delcyr de Souza Lima
Em: Capacitação Cristã - Introdução à Bíblia - JUERP

8 Comentários:

Caro Maxmiler Freitas,
Graça e Paz!

Parabéns por tão elucidativo e pedagógico texto.
Que essa seja o nosso principal objetivo, conhecer e prosseguir em conhecer ao Senhor!

Um grande abraço!
Pr. Carlos Roberto

Conhecer a Deus constitui a Gloria do Homem, e esta é a maior e melhor coisa que o cristao deve fazer.e procurar .Conhecer a Deus!
Deus não se sente, não se ve aparencia, mas sabemos e temos a certeza de que Ele esta dentro de nós, e isso é a melhor coisa!!
Nossos frutos mostra isso.Quando temos Deus, nossa vida testemunha Ele...
Na fé

Embora não se possa de forma fisica comprovar a existência de Deus, a certeza de que ele existe e inquestionável e pode ser observada em todas as coisas criadas.

Sem dúvida alguma, é essa fé que agrada a Deus.

Mesmo não tendo provas visíveis de Deus (de sua aparência, de seu aspecto e etc.), ainda assim nós cremos n'Ele, mas isso não vem de nós mesmos, é dom de Deus. (Efésios 2.8)

Irmã Jéssica Souza, obrigado por seu comentário!

Que nossa vida seja um reflexo da glória de Deus, e possamos dizer como o apóstolo Paulo: "Logo já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim; e esse viver que, agora, tenho na carne, vivo pelo fé no filho de Deus, que me amou e a si mesmo se entregou por mim." (Galátas 2.20)

A Paz do Senhor irmão Maxmiler! Estou retribuindo a visita e o comentário. Também gostei muito do seu blog e adicionei em minha lista de favoritos.
Um abraço!

Irmão Júnior, obrigado pela visita em meu blog. Fico feliz que tenha gostado do blog.

Que Deus lhe retribua de igual modo a generosidade!

Prezado irmão Maxmiler,

Que o nosso desejo constante seja sempre querer conhecer a Deus.
Fiquei feliz em tê-lo no meu blog e aproveito a oportunidade para também tornar-me seguidora do seu.
Deus continue lhe abençoando grandemente,

em Cristo,

Postar um comentário