19 de ago. de 2009

A revelação já se completou

A revelação de Deus não continuou após o encerramento do Novo Testamento, e nem continua acontecendo nos dias atuais. Jesus revelou a João as coisas que eram e as que haviam de acontecer e encerrou o livro com palavras que denotam o encerramento da própria revelação (Apocalipse 22.18-20). Deus nos revelou tudo quanto, em sua sabedoria e em seus propósitos, julgou necessário. agora, o Espírito Santo que nos foi dado e que em nós habita é quem no guia em toda a verdade revelada, na medida em que lemos, ouvimos, estudamos e oramos. criar doutrina e normas de comportamento alegando sonhos, visões e vozes, representa perigoso afastamento da verdade revelada, contida nas Escrituras.

O agente de toda a revelação é o Espírito Santo, como diz o apóstolo Pedro:
"Porque a profecia nunca foi produzida por vontade de homens, mas os homens da parte de Deus falaram movidos pelo Espírito Santo." (2° Pedro 1.21)

Por isso, podemos confiar inteiramente na Palavra de Deus. Por outro lado, devemos rejeitar pronta e corajosamente todas as invenções de homens fraudulentos ou sem entendimento da Palavra com as quais se desviam e fazem outros se desviarem da verdade. A incapacidade ou falta de seriedade na interpretação e uso da Bíblia pode favorecer a criação de movimentos heréticos e prestigiar e fortalecer modismos religiosos que, embora ostentando título de evangélicos, são perniciosos aos propósitos de Deus.

Toda a nossa fé origina-se da certeza que temos de que Deus se revelou ao homem, e de que a Bíblia é o fiel registro de sua revelação.

Por: Delcyr de Souza Lima
Em: Capacitação Cristã - Introdução à Bíblia - JUERP

0 Comentários:

Postar um comentário