18 de ago. de 2009

Maneiras de Deus se revelar

O autor da carta aos Hebreus referiu-se ao fato de Deus haver se manifestado "muitas vezes e de muitas maneiras aos pais, pelos profetas". Podemos mencionar algumas dessas maneiras registradas na Bíblia:

1) Aparecendo e falando pessoalmente
Deus falava com Adão e Eva diariamente, no Éden (Gênesis 2.15 a 4.15); Deus fechou a porta da arca (Gênesis 7.16); visitou Abrãao e a Ló, seu sobrinho, e operou em presença deles atos normais de homens, como alimentar-se e conversar (Gênesis 18. e 19); lutou em forma de homem com Jacó (Gênesis 32.24); fez passar diante de Moisés sua bondade, aparecendo-lhe em forma humana pelas costas, porque se Moisés visse seu rosto morreria (Exôdo 33.18-23).

2) Por meio de visões
Como, por exemplo, quando se revelou a Moisés em Midiã, na sarça ardente, e o mandou ao Egito para libertar seu povo (Exôdo 3); quando comissionou a Isaías para pregar ao povo de Israel (Isaías 6); mais os casos do profeta Ezequiel, do rei Nabucodonosor e do apóstolo João na ilha de Patmos.

3) Falando por meio de sonhos
Ou falando por voz audível, como foi o caso da chamada de Samuel (1° Samuel 3).

4) Por meio da pessoa de Jesus Cristo
Usando os profetas como instrumentos de sua revelação, Deus foi-se revelando, através da história do povo hebreu, até que, na plenitude dos tempos (Galátas 4.4), revelou-se na pessoa do próprio Filho Unigênito, cuja vida, milagres e ensinamentos foram registrados pelos discípulos e transmitidos aos que iam se convertendo e formando igrejas por todo o mundo.

Por: Delcyr de Souza Lima
Em: Capacitação Cristã - Introdução à Bíblia - JUERP

4 Comentários:

Caro Maxmiler Freitas,
Graça e Paz!

Parabéns pela postagem de artigo elucidativo e pedagógico.

Um grande abraço!
Pr. Carlos Roberto

Amém pastor, sou muito grato por suas visitas, o senhor não imagina como é bom receber suas visitas e ler seus comentários.

Muito obrigado mesmo, Deus Abençoe!

Deus le bendiga muito.Adelante en Cristo.

Gracias querido.

Que Dios te bendiga ricamente en Cristo.

Quédate con Dios!

Postar um comentário