26 de jun. de 2010

Mais pobre que os Pobres

"E, olhando ele, viu os ricos lançarem as suas ofertas na arca do tesouro; E viu também uma pobre viúva lançar ali duas pequenas moedas; E disse: Em verdade vos digo que lançou mais do que todos, esta pobre viúva; Porque todos aqueles deitaram para as ofertas de Deus do que lhes sobeja; mas esta, da sua pobreza, deitou todo o sustento que tinha." (Lucas 21.1-4).

Jesus classificou a víuva citada em Lucas 21.1-4 como pobre. A palavra que Ele usou faz referência a uma pessoa tão desamparada que literalmente corre perigo de morrer (de fome).

É difícil avaliar o quanto as duas moedas que aquela mulher ofertou no templo poderiam valer hoje. Todavia, mesmo antigamente, elas não tinham muito valor. Cada moedinha equivalia a aproximadamente 1/32 de um denário, a diária de um trabalhador; menos de um real hoje.

É importante notar que as duas moedas eram todo o sustento que tinha (Lucas 21.4). A víuva era verdadeiramente pobre - o tipo de mulher que mais tarde seria classificada para receber amparo da Igreja (ITm 5.5). Apesar disso, ela doou generosamente o que possuía a Deus, e Jesus a louvou por sua atitude, seu sacrfício. Ao fazer isso, o Senhor revelou que a contabilidade de Deus difere da nossa. Ele presta atenção a nossas atitudes e motivações, avaliando o quanto nos doamos no que oferecemos a Ele.

0 Comentários:

Postar um comentário