8 de out. de 2010

Os Perigos da Interpretação Bíblica

Os Perigos da Interpretação Bíblica


A Exegese e Suas Falácias. D. A. Carson (Donald Arthur Carson) - Editora Vida Nova

Enfim, depois de muito tempo, eu consegui comprar este livro. O pastor Marcelo de Oliveira do blog Davar Elohim havia me indicado este livro no ano passado, e somente agora eu consegui adquiri-lo. Foi uma verdadeira aventura tentar encontrar este livro. As nossas livrarias têm investido muito em livros de autoajuda e motivação pessoal, e os bons livros de teologia conservadora / reformada em alguns casos é uma raridade. Como bem observou o Doutor Augustus Nicodemus Lopes em sua exposição "A Jovem Crente em Território Liberal": "... as livrarias em território liberal raramente teriam estes livros."

"Muitas vezes, ao buscar o sentido dos textos bíblicos, intérpretes lançam mão de soluções hermenêuticas atraentes, supostamente requintadas e verossímeis, mas que no final se revelam solapadas por falácias ou sofismas que constituem perigosas armadilhas no caminho que conduz à correta compreensão do texto, podendo causar o desastre hermenêutico.

Tais armadilhas são denunciadas e desarmadas com perícia e segurança pelo autor. São armadilhas vocabulares, gramaticais, lógicas, históricas e de pressupostos, que, se conhecidas e evitadas, permitem que o trabalho de interpretação seja realizado com muito mais qualidade e bem menos riscos."

0 Comentários:

Postar um comentário