25 de nov. de 2009

Classificação das Obras da Carne

Texto Bíblico Básico Galátas 5.16-26


1. Pecados de Ordem Moral - (v. 19). "Prostituição, impureza, lascívia..." são pecados da sensualidade ou do corpo (1Coríntios 6.18).
    a) Os pecados. A palavra "prostituição" (porneia, em grego) aqui, refere-se a toda e qualquer relação sexual ilicita. Em outras palavras, tudo o que envolve imoralidade sexual está concentrado nessa palavra. A impureza e a lascívia estão no mesmo contexto. "Impureza" pode denotar impureza ritual, mas aqui diz respeito à licensiosidade. A palavra "lascívia" designa "indecência, dissolução, desenfreio, luxúria", denota excesso, incontinência sexual, libertinagem, inclusive no traje (Romanos 13.13; 1Pedro 4.3; Judas 4).
    b) O povo. A sociedade greco romana era dada à licensiosidade. Quem visita, ainda hoje a Grécia e a Turquia, parte do mundo greco romano do século I,  pode ver uma pálida amostragem do que seria a sociedade da época, a começar pelo ritual religioso deles. Talvez isso justifique o fato de a Bíblia começar a lista com os pecados da licenciosidade. Hoje a tendência é inverter os valores morais. À medida que o tempo avança a sociedade vai se tornando mais permissiva quanto ao pecado e os homens vão se distanciando cada vez mais de Deus.

2. Pecados de ordem religiosa - (v. 20). "Idolatria, feitiçarias..." são os pecados da área da religião, ou pecados do espírito (2Coríntios 7.1).
    a) Idolatria - É a adoração aos ídolos ou deuses falsos. Deus abomina tal prática, que é condenada no Decálogo (Exôdo 20.1-6) e em toda a Bíblia.
    b) Feitiçaria - A palavra no original aqui é pharmakeia, significa "magia", além de "feitiçaria". O termo no original envolve a manipulação de drogas na medicina, de onde vem a palavra "farmácia", mas mágicos e bruxos manipulavam os efeitos alucinógenos dessas drogas nos rituais de magia (Apocalipse 21.8; 22.15). Hoje a feitiçaria envolve toda a forma de ocultismo.

3. Pecados de ordem social - (vv.20b,21). Há uma lista quase que interminável desses pecados (ver Romanos 1.29-31). O apóstolo apresenta aqui nove desses pecados: "inimizades,  porfias, emulações, iras, pelejas, dissensões, heresias, invejas homicídios...". A presença de 'heresias" nessa lista é que a palavra grega hairesis pode se aplicar no âmbito religioso ou social, significando "escolha filosófica, facção, dissensão" (1Coríntios 1.19). Também tem o sentido de erro doutrinário (2Pedro 2.2) ou seita (Atos 5.17; 23.5).
A Bíblia cita ainda os pecados do sistema alimentar: bebedices, glutonarias, além da expressão "coisas semelhantes a estas".

2 Comentários:

Boa Abordagem, este texto fala-nos sobre a velha mania de colocarmos o velho homem sempre em ação quando estamos sozinhos sem que niguem esteja nos vendo , porem o Deus todo poderoso nos vé.

Deus Abenções

Pb. Valdemir, o velho homem tenta ressuscitar todos os dias se não vigiarmos nos tornamos presas fáceis do inimigo. Graças a Deus que nos dá o escape necessário.

Fique com Deus!

Postar um comentário