27 de out. de 2009

Uma liderança baseada na posição e na hierarquia não é bíblica



No reino de Deus a autoridade flui do caráter. Observe o que Jesus ensinou sobre isso, tanto em Mateus 20.25-28 e também Lucas 22.25-27. Ele valorizou o ser e não o fazer. Por isso Efésios 4.11 diz: “Ele mesmo concedeu uns para apóstolos, outros para profetas, outros para evangelistas e outros para pastores e mestres”. O indivíduo e a função são um só, ou seja, a função deve seguir o caráter. Efésios 4, trata de indivíduos providos de dons que são dados à igreja. “Apóstolos, profetas, evangelistas e pastores/mestres” são pessoas que o Senhor levantou e outorgou à igreja para sua formação, coordenação e edificação. Sua tarefa principal é capacitar os discípulos para que participem responsavelmente de acordo com os princípios divinos.

Nos dias atuais temos visto uma correria desenfreada por títulos, status e posições. Jesus sabendo das ambições do coração humano alertou seus discípulos. “Não é assim entre vós; pelo contrário, quem quiser tornar-se grande entre vós, será esse o que vos sirva; e quem quiser ser o primeiro entre vós será vosso servo; tal como o Filho do Homem, que não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate por muitos” (Mateus 20.26-28). Jesus condenou qualquer tipo de tirania e desaprovou a ambição por títulos hierárquicos por parte dos discípulos.

Jesus condenou qualquer tipo de tirania e desaprovou a ambição por títulos hierárquicos por parte dos discípulos.

Por: Pastor Edu Lopes

2 Comentários:

Graça e Paz, Também podemos acrescentar um outro ponto. Na separação e indicação dos obreiros, que muitas vezes são tendênciosas e arbitrárias, sem seguir os padrões bíblicos, e sim seguindo padrões de afinidades pessoais.
Onde o aspirante ao ministério têm que ser aprovado pelas regras da denominação, seguindo uma verdade circunstâncial e não absoluta, o seja, seu o aspirante fizer de acordo com a visão do Pastor e ministério. esta é mais uma distorção que devemos corrigir para termos novamente um crescimento espiritualverdadeiro.

Ivan, é como eu já te falei: tudo isso que nós temos presenciado, deve servir de aprendizado para nós, para não cometermos os mesmos erros destes homens.

Tão somente confiemos em Deus que tem nos guardado.

Deus lhe Abençoe!

Postar um comentário