33 Minutos que mudarão sua opinião sobre aborto

São 33 minutos que farão você pensar sobre o assunto. Cabe lembrar que o filme possui algumas cenas fortes, então recomendamos...

Modelo de Credencial de Igreja

Modelo de credencial. Você que está a procura de modelos de credencial para pastores e igrejas, chegou ao lugar certo! Ofereço o arquivo completamente editável por um preço acessível...

Palmas para Jesus

Vou apontar para alguns argumentos que me fazem discordar do gesto de “Bater palmas para Jesus” ou “aplaudir Jesus” ou mesmo aplaudir o grupo que está cantando em um culto...

Pregações do Pastor Juanribe Pagliarin

Pregações do Pastor Juanribe Pagliarin Diversas pregações do Pastor Juanribe Pagliarin disponibilizadas para download, basta acessar este link para você baixar...

Sermão Expositivo o Pastor - Hernandes Dias Lopes

Sermões do Pastor Hernandes: Você quer ser curado? Por que a igreja existe? A restauração de Deus na tragédia. Pastores segundo o coração de Deus. Você sabe quão rico você é?...

25 de nov de 2009

Classificação das Obras da Carne

Texto Bíblico Básico Galátas 5.16-26


1. Pecados de Ordem Moral - (v. 19). "Prostituição, impureza, lascívia..." são pecados da sensualidade ou do corpo (1Coríntios 6.18).
    a) Os pecados. A palavra "prostituição" (porneia, em grego) aqui, refere-se a toda e qualquer relação sexual ilicita. Em outras palavras, tudo o que envolve imoralidade sexual está concentrado nessa palavra. A impureza e a lascívia estão no mesmo contexto. "Impureza" pode denotar impureza ritual, mas aqui diz respeito à licensiosidade. A palavra "lascívia" designa "indecência, dissolução, desenfreio, luxúria", denota excesso, incontinência sexual, libertinagem, inclusive no traje (Romanos 13.13; 1Pedro 4.3; Judas 4).
    b) O povo. A sociedade greco romana era dada à licensiosidade. Quem visita, ainda hoje a Grécia e a Turquia, parte do mundo greco romano do século I,  pode ver uma pálida amostragem do que seria a sociedade da época, a começar pelo ritual religioso deles. Talvez isso justifique o fato de a Bíblia começar a lista com os pecados da licenciosidade. Hoje a tendência é inverter os valores morais. À medida que o tempo avança a sociedade vai se tornando mais permissiva quanto ao pecado e os homens vão se distanciando cada vez mais de Deus.

2. Pecados de ordem religiosa - (v. 20). "Idolatria, feitiçarias..." são os pecados da área da religião, ou pecados do espírito (2Coríntios 7.1).
    a) Idolatria - É a adoração aos ídolos ou deuses falsos. Deus abomina tal prática, que é condenada no Decálogo (Exôdo 20.1-6) e em toda a Bíblia.
    b) Feitiçaria - A palavra no original aqui é pharmakeia, significa "magia", além de "feitiçaria". O termo no original envolve a manipulação de drogas na medicina, de onde vem a palavra "farmácia", mas mágicos e bruxos manipulavam os efeitos alucinógenos dessas drogas nos rituais de magia (Apocalipse 21.8; 22.15). Hoje a feitiçaria envolve toda a forma de ocultismo.

3. Pecados de ordem social - (vv.20b,21). Há uma lista quase que interminável desses pecados (ver Romanos 1.29-31). O apóstolo apresenta aqui nove desses pecados: "inimizades,  porfias, emulações, iras, pelejas, dissensões, heresias, invejas homicídios...". A presença de 'heresias" nessa lista é que a palavra grega hairesis pode se aplicar no âmbito religioso ou social, significando "escolha filosófica, facção, dissensão" (1Coríntios 1.19). Também tem o sentido de erro doutrinário (2Pedro 2.2) ou seita (Atos 5.17; 23.5).
A Bíblia cita ainda os pecados do sistema alimentar: bebedices, glutonarias, além da expressão "coisas semelhantes a estas".